Otimizar

Como ser mais inteligente

Jovem jogando xadrez
É possível ser mais inteligente, mas a pílula ainda não existe
É possível ser mais inteligente, mas a pílula ainda não existe

Às vezes sentimos que poderíamos ser um pouco mais inteligentes, raciocinar um pouco mais rápido, resolver problemas com mais eficiência, ter uma memória melhor e ser mais criativos. Essa vontade de melhorar está presente em todos nós: quem não quer ser mais inteligente?

O título “Como ser mais inteligente” pode ter te dado a impressão de que há um caminho simples e rápido para atingir esse objetivo.  Não há!  Ser mais inteligente envolve mudar hábitos existentes e adquirir novos e o problema com hábitos é que eles exigem força de vontade, disciplina e tempo. Se você queria um caminho fácil, uma fórmula quase mágica para a inteligência, veio ao lugar errado. Pode parar de ler agora e ir para o próximo site que tente te vender uma estratégia “rápida e sem esforço” para ser mais inteligente.

Segue outro aviso antes de continuar: existem diversos especialistas e pesquisadores dedicados ao estudo da inteligência. Existem ricos documentários e volumosos livros que abordam o tema em profundidade. Aqui nesse post tentamos extrair um pouco desse conhecimento e disponibilizá-lo em um formato mais acessível, porém, se tiver oportunidade, busque também essas outras fontes e se aprofunde.

Agora sim, sigamos em frente!

O que é inteligência?

stephen hawking sobre a inteligência

Inteligência é algo mais fácil de perceber do que de definir. Em 1921, o Journal of Educational Psychology pediu a 17 pesquisadores do tema que definissem inteligência. Chegaram 14 definições diferentes entre si e 3 dos pesquisadores nem responderam. Já em 1994, um grupo de 52 especialistas no estudo da inteligência e áreas afins aprovou a seguinte definição de inteligência:

A inteligência é uma capacidade mental muito geral que, entre outras coisas, envolve a capacidade de raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar abstratamente, compreender idéias complexas, aprender rapidamente e aprender com a experiência. Não é meramente aprender por meio de livros, ter grande habilidade em uma pequena área acadêmica, ou facilidade em fazer provas. Em vez disso, reflete uma capacidade mais ampla e profunda de compreender o ambiente em que vivemos.

Já Alex Wissner, em uma palestra do TED, definiu inteligência propondo uma equação (“F = T ∇ Sτ”) que basicamente diz que “inteligência é uma força cujo objetivo é maximizar a liberdade de ação futura”. Sob esse prisma ser inteligente é tomar decisões que sempre nos possibilitem mais oportunidades/opções no futuro, fugindo de “caminhos” que limitem nossas escolhas.

Uma outra definição simples e prática de inteligência foi dada pelo professor americano de psicologia Raymond S. Nickerson:

(inteligência é) “a capacidade de aprender e raciocinar bem para resolver problemas novos e para lidar eficazmente com os desafios – muitas vezes imprevisíveis – que confrontamos em nossa vida diária”

Agora que já definimos o que é inteligência podemos listar atitudes, comportamentos e hábitos que podem te colocar no rumo de uma vida mais inteligente.

O que fazer para ser mais inteligente?

CURSO_BASICO_PARA_RESOLVER_PROBLEMAS
Aprenda como melhorar sua habilidade de resolução de problemas

No passado costumava-se achar que inteligência era algo fixo, diretamente relacionado aos nossos genes, porém, ao longo do tempo (graças, por exemplo, aos avanços nos estudos sobre neuroplasticidade) esse conceito de capacidade cerebral fixa e imutável foi perdendo espaço. Pelas definições que vimos podemos elencar os seguintes pontos que podem nos possibilitar aumentar nossa inteligência:

→ Melhorar nosso raciocínio e pensamento racional, o que consequentemente aumenta nossa habilidade de resolução de problemas e nos ajuda a tomar melhores decisões

→  Treinar e evoluir nossa capacidade de planejamento

→ Exercitar nosso pensamento abstrato e nossa capacidade de entender ideias complexas

→ Aprender mais, seja por meio de experiências ou de estudo, o que nos prepara não só para tomar melhores decisões como também nos ajuda a lidar com os desafios do dia-a-dia

Ok, hora de ver o que é possível fazer para abordar cada um dos pontos acima.

Raciocínio

Matemática
“No pain, no gain”

Racionar é o ato de fazer um encadeamento, aparentemente lógico, de juízos e pensamentos. Basicamente é nossa capacidade de formular hipóteses para explicar o que aconteceu para que determinado cenário ocorresse e também nossa capacidade de avaliar um cenário atual e fazer previsões acerca do que acontecerá em seguida. Cursos de raciocínio lógico podem ajudar a melhorar essa faculdade mental. Existem inúmeros exercícios em cursos como esses que podem te municiar com habilidades úteis para o dia-a-dia.

Existem algumas abordagens de raciocínio que são bastante úteis como, por exemplo, a Navalha de Occam e as Árvores Sim/Não. O curso Modelos de Pensamento (que infelizmente até a publicação desse post não havia legenda disponível em português) ensina muitas outras técnicas que vão aperfeiçoar sua capacidade de raciocínio.

Outra boa alternativa é tentar resolver quebra-cabeças (ainda tem o bônus de ativar sua criatividade ao tentar resolver os problemas propostos). Comece por esse aqui mas não pare nele!

Por fim lembre-se que o raciocínio humano é suscetível a cometer erros. Conhecer os erros mais comuns que nosso cérebro pode cometer (como esse, esse outro e esse aqui) nos ajuda a racionar melhor.

Planejamento

xadrez
“O xadrez é a ginástica da inteligência” -Goethe

Planejar é listar uma sequência ordenada de ações que devem ser concluídas para atingir um determinado objetivo. Se você não quer ficar sem dinheiro no fim do mês (ou pior: ficar devendo!) precisa planejar os seus gastos mensais. Ao decidir fazer uma viagem com a família é também preciso planejar. A sugestão para esse item é jogar! Se você gosta de jogos eletrônicos busque aqueles que envolvem planejamento e estratégia (Warcraft, Civilization, Age Of Empires, entre outros). Jogos de tabuleiro tradicionais como Xadrez e Go, ou modernos como Puerto Rico e Agrícola, além de alguns jogos de baralho, também trazem benefícios para nossa habilidade de planejar.

Ideias

ideias
“Eu não fracassei. Só descobri 10000 maneiras que não darão certo” -Thomas Edison

Ter curiosidade faz maravilhas por nosso cérebro. Buscar novos conhecimentos (fora da sua zona de conforto), experimentar uma cultura diferente (incluindo aprendizado de uma nova língua), ter contato com ideias diferentes e tentar entender conceitos abstratos são muito úteis em sua jornada para uma vida mais inteligente. Trazer uma ideia de um campo do conhecimento e aplicá-la em outro é um dos caminhos para gerar inovação, o que traz valor para sua vida e para a sociedade.  Pense em quantas vezes você viu algo e pensou “que solução inteligente“. Em geral pensamos assim quando a solução envolve elementos que nunca imaginamos que poderiam funcionar em conjunto. Ao ter contato com coisas novas vamos aumentando a chance de também aplicar soluções inteligentes aos nossos desafios diários.

Aprendizado

Biblioteca
Leia mais!

Esse é um dos pontos que considero mais importantes. Aprender mais e aprender melhor é essencial para qualquer um que tenha o objetivo de viver uma vida mais inteligente. A primeira dica é fazer o ótimo curso online “Aprendendo a Aprender” disponível gratuitamente no Coursera.

Outro ponto essencial é adquirir (ou manter) o hábito da leitura. Além de ser uma forma milenar de aquisição de informação, com a leitura você exercita várias faculdades do cérebro como a criatividade e a memória.

E por falar em memória, é também muito importante que a exercitemos e para isso existem diversas técnicas (como essa e essa outra). Criar o hábito de ensinar o que você sabe a outras pessoas também ajuda a solidificar ainda mais o conhecimento em nosso cérebro. Um ponto importante quando falamos em memória é o sono: durante o sono nosso cérebro faz uma “faxina” limpando toxinas e armazenado  aquilo que você aprendeu durante o dia. Durma bem para ter uma boa saúde mental!

Existem também ferramentas que te ajudam a lembrar “de tudo” dando assim uma folga para seu cérebro.

Outras 3 dicas antes de você ir embora

Bill Nye
Bill Nye

Escolha alguma atividade física para fazer regularmente. Conforme você vai aprender naquele curso que citei antes (“Aprendendo a Aprender“), exercícios físicos fazem bem para todo o corpo incluindo o cérebro. Eles auxiliam a sobrevivência dos neurônios e desempenham um papel importante no processo de aprendizagem.

Cerque-se de pessoas interessantes e inteligentes. Não se sinta intimidado: assim como você pode aprender muito com outras pessoas, elas também podem aprender com você.

Reserve um tempo pra ficar só, em silêncio e longe de distrações. Essa pausa vai te possibilitar refletir sobre o que aprendeu, diminuir o estresse e auxiliar no seu auto-conhecimento.

E agora?

O garotinho mais inteligente do maternal
O garotinho mais inteligente do maternal

Durante esse post tratamos da inteligência mais “tradicional”, porém existem diversos tipos de inteligência. A inteligência social, por exemplo, facilita nossa interação com os outros seres humanos e engloba a inteligência emocional que é a habilidade de perceber, entender, gerenciar e usar emoções. Características de pessoas com grande inteligência emocional incluem a capacidade de gerenciar conflitos e a habilidade de confortar amigos.

Acreditamos que é possível sermos mais inteligentes mas que o caminho que nos leva a esse objetivo não é fácil nem rápido (não há mágica!). Por outro lado, trata-se de um caminho rico, interessante e transformador. Vale a pena viver a vida com mais inteligência, aproveitando melhor o que há de bom e superando com mais facilidade os desafios que aparecem em nosso caminho. O site maisinteligente.com.br está aqui para isso! Vasculhe o site, tente aplicar as técnicas e dicas que estão espalhadas nos artigos disponíveis e não deixe de nos visitar: ainda existem muitos temas interessantes para serem abordados!

Gostou do artigo?

Assine nossa lista!

  • Seja avisado de novos mais artigos publicados no site
  • Faça parte de uma comunidade que busca uma vida mais inteligente
  • E ainda ganhe um ebook gratuito!

Pode ficar tranquilo: seus dados não são compartilhados com terceiros!

Publicidade

Comentários

Assine nossa newsletter!

...e ganhe um ebook gratuito! ebook_cover_180

NÃO SAIA DE MÃOS VAZIAS!

Baixe nosso ebook gratuito com dezenas de quebra-cabeças inteligentes!

Thank you for sending!