Aprender Dicas Otimizar

Técnica Pomodoro

Tomates
Tomates

O que é ?

Trata-se de forma simples, porém bastante efetiva, de melhorar o seu trabalho ou estudo. A técnica pomodoro foi criada por Francesco Cirillo no fim da década de 80. Pomodoro é a palavra em italiano para tomate e esse foi o nome dado à técnica porque era o formato do timer que Francesco utilizou quando aplicou a técnica da primeira vez.

Como funciona ?

Timer Pomodoro

 A técnica pomodoro consiste em nos comprometer a concentrar em uma atividade por um período determinado de tempo sem dar atenção a quaisquer distrações que apareçam.  Emails, mensagens, chamadas no celular, TV, etc. tudo isso deve ser ignorado e postergado para o fim do período de concentração. Acesso a essas distrações só deve ser feito após o término do pomodoro (que também é o nome dado para o período de foco). O tempo recomendado para a duração do pomodoro é 25 minutos. Após o pomodoro é necessário uma pausa de 3 a 5 minutos. Ao fim de 4 pomodoros fazemos uma pausa maior, de 15 a 30 minutos.

As pausas servem para que nosso cérebro possa “recuperar o fôlego” e também atuam como um tipo de auto-premiação: “assim que eu completar o pomodoro eu vou me permitir alguns minutos de acesso à internet”, por exemplo. Porém, o recomendado é que usemos as pausas para realizar tarefas que não exijam muito do nosso cérebro. Durante as pequenas pausas é interessante por exemplo levantar da mesa e ir tomar água ou café. Fazer alguns exercícios físicos (alongamentos) também é uma boa ideia. Podemos também executar pequenas atividades como: arrumar nossa mesa de trabalho, organizar uma mochila, lavar louça, etc.

E funciona ?

Ao utilizar a técnica percebemos os tipos de eventos que normalmente nos tiram a concentração. A identificação desses acontecimentos nos permite, com o tempo, evitá-los mesmo quando não estamos comprometidos em aplicar a técnica.

Um outro benefício dessa técnica é nos ajudar no combate à procrastinação. Há uma corrente de pensamento (da qual compartilho) que prega que nos atermos ao  processo  ao invés do  objetivo  final diminui os efeitos da procrastinação. Por exemplo, quando temos um trabalho escolar para fazer é fácil ficarmos engessados em virtude dos nossos comportamentos procrastinadores. Isso ocorre porque focamos demais no produto final “tenho que fazer o trabalho”. Se mudarmos o foco para o processo a tendência é que consigamos combater a vontade de postergar: “vou me comprometer a gastar 25 minutos no desenvolvimento do meu trabalho, posso não terminar o trabalho, mas não há problema”. Depois de “quebrarmos o gelo” fica mais fácil nos comprometer com mais 25 minutos e seguir assim até a conclusão da tarefa.

Conclusão

Se você tem problemas de concentração ou tem tido dificuldade em combater a procrastinação, a técnica pomodoro pode ser útil. Ela nos ajuda a focar nossa atenção no desenvolvimento da tarefa que nos comprometemos a executar e nos dá disciplina para postergar interrupções.

Escrever esse artigo me tomou 6 pomodoros!

  • Thyago Vidovix

    Gostei da dica, vou aplicar no meu cotidiano. Estou fazendo um curso no Coursera que diz exatamente isso, o nome do curso é Aprendendo a aprender. Vou colocar meus objetivos e ver a conclusão por pomodoros gastos. Abraços!

  • Eder Ribeiro Ferreira

    Oi Thyago! Que bom que gostou! Eu também fiz esse curso do Coursera. É ótimo. Tem muita dica bacana lá. Abraço!

  • Guilherme Souza

    Sou um visitante novo do site (formidável a propósito),e como pretendo exponenciar a produtividade de meus estudos e extirpar de vez a procrastinação,irei adotar a técnica de pomodoro,mas para empreende-la antes preciso que uma dúvida seja esclarecida,como posso saber o momento exato do término de cada pomodoro e para retoma-lo depois da pausa,sem ter que recorrer ao celular para verificar o horário ?

  • Eder Ribeiro Ferreira

    Oi Guilherme! Obrigado pelo comentário! Sobre sua dúvida: a técnica pomodoro pressupõe o uso de um timer. Pode ser um aplicativo de celular ou (até melhor) um timer de cozinha (como o da imagem do post). A ideia é controlar tanto o momento de foco quanto o de descanso com a ajuda do timer.

Publicidade

Comentários

Assine nossa newsletter!

...e ganhe um ebook gratuito! ebook_cover_180

Quer aprender mais rápido? Melhorar sua memória? Raciocinar melhor?

Receba dicas de como viver uma vida mais inteligente, ganhe acesso a nosso conteúdo exclusivo e ainda faça download gratuito de nossos ebooks! Seja bem vindo à comunidade maisinteligente :)

Pode ficar tranquilo: não compartilharemos seu email com ninguém!