Curiosidades Memorizar Raciocinar

O efeito Einstellung

O que é ?

Se a única ferramenta que você tem é um martelo, você tende a ver todo problema como um pregoAbraham Maslow

Einstellung, em alemão, literalmente significa “configuração” ou “instalação”, bem como “atitude”. Einstellung também é o nome que se dá à tendência que temos em desempenhar uma tarefa da mesma forma que sempre fazemos, mesmo quando há claras formas melhores.

Nosso cérebro tem como característica achar eficientemente uma solução para um problema, porém, a solução que ele acha pode não ser a mais eficiente.

Exemplo

Em 1942 o pesquisador Abraham Luchins criou um experimento para comprovar o efeito Einstellung. Esse experimento envolvia a necessidade de se medir um determinado volume de água usando um conjunto de 3 jarras, cada uma com uma capacidade específica. O quadro abaixo mostra 9 problemas usando esse cenário.

ProblemaJarra AJarra BJarra CQuantidade que queremos medir
1o293-20
2o211273100
3o141632599
4o1843105
5o942621
6o2059431
7o2349320
8o1539318
9o2876325

Para ficar mais fácil vamos fazer o primeiro. Temos uma jarra de 29 litros e outra de 3 litros e precisamos entregar 20 litros. Para isso bastaria encher a jarra A e encher 3 vezes a jarra B usando a água da jarra A. No fim, sobrarão 20 litros na jarra A.

A – 3B

Os problemas de 2 a 6 podem ser resolvidos usando uma mesma estratégia: retirar da jarra B uma vez a capacidade da jarra A e depois retirar de B duas vezes a capacidade da jarra C, ou seja:

B – A – 2C

Uma forma de confirmar a existência de Einstellung seria observar como os voluntários do experimento responderiam aos problemas 7 e 8. Esses dois problemas podem ser resolvidos usando a mesma estratégia dos últimos 5 problemas, ou seja, “B – A – 2C”, porém, existe um jeito mais simples. No caso do 7 bastaria fazer “A – C” e no caso do 8 bastaria fazer “A + C”.

O problema 9 não tem outra solução que não “A – C” portanto errar esse problema pode indicar o efeito Einstellung.

Como combater ?

A dificuldade não está nas novas idéias, mas em escapar das velhas, que se ramificam (…) por todos os cantos de nossas mentesJohn Maynard Keynes

A notícia boa é que você já começou a combater esse “mal”. O fato de saber que nosso cérebro funciona dessa forma é o primeiro passo para combater o efeito Einstellung.

Temos que estar sempre abertos a novas idéias e nos perguntar sempre: essa é mesmo a melhor forma de resolver esse problema ?

Outra forma válida de combate é pedir ajuda a outras pessoas. Explicar para elas nosso problema e como pretendemos resolver, talvez elas possam nos apontar formas alternativas de proceder.

Publicidade

Comentários

Assine nossa newsletter!

...e ganhe um ebook gratuito! ebook_cover_180

Quer aprender mais rápido? Melhorar sua memória? Raciocinar melhor?

Receba dicas de como viver uma vida mais inteligente, ganhe acesso a nosso conteúdo exclusivo e ainda faça download gratuito de nossos ebooks! Seja bem vindo à comunidade maisinteligente :)

Pode ficar tranquilo: não compartilharemos seu email com ninguém!