Aprender

Você precisa aprender inglês

Como assim “eu preciso aprender inglês?” Na realidade muitas pessoas não precisam. Quem realmente precisa é quem depende desse conhecimento para viver, porém, existem inúmeras razões para se aprender mesmo que isso não seja essencial ao seu trabalho. Continue lendo!

Super rápida origem da língua

As origens da língua inglesa datam do século V, quando línguas de algumas tribos foram unidas dando início ao inglês “ancestral”. O inglês é uma língua indo-europeia, assim como o português, mas pertencente ao subgrupo germânico ocidental (vide imagem abaixo).

Origem da língua inglesa e portuguesa
Origem da língua inglesa em vermelho e do português em verde

 

Graças à influência exercida pelo Império Britânico desde o século XVIII e posteriormente pelos Estados Unidos, a partir do século XX, o inglês se espalhou pelo planeta sendo hoje a principal língua para comunicação internacional e se solidificando como a língua mais falada no mundo (em número de pessoas, incluindo nativos e não nativos).

As infinitas razões para aprender

Ok, mas por que afinal eu preciso falar inglês? Como já vimos, o inglês é a principal língua de comunicação internacional o que a faz ser a língua com o maior conteúdo de informação disponível na internet. Uma pesquisa da W3Techs analisou os 10 milhões de sites mais populares do mundo e concluiu que 55% estão deles estão escritos em inglês.

A maior parte do conhecimento é difundido em inglês. Se você conhece a língua, não precisa aguardar que as novidades de sua área de estudo sejam traduzidas para o português. Ao ler em inglês você não só pode fazer uso do conhecimento mais rápido como também fugir de eventuais erros de tradução.

Falar inglês, além de melhorar seu currículo, abre mais possibilidades profissionais, como oportunidades de se reunir com profissionais estrangeiros ou realizar cursos fora do país. Se uma oportunidade dessas aparecer, quem da sua equipe você acha que será escolhido para participar: seu colega que não fala inglês e nem estuda, ou você?

Entender as piadinhas em inglês é outra vantagem de saber a língua!
Entender as piadinhas em inglês é outra vantagem de saber a língua!

 

Outra vantagem de saber inglês é não depender 100% das dublagens em filmes e seriados. Não que as dublagens em português sejam ruins, na realidade elas tem melhorado muito nos últimos anos, porém, sempre se perde algo na tradução. Música é outro exemplo interessante. Muitas músicas internacionais não fariam tanto sucesso no Brasil se o significado de sua letra fosse entendido imediatamente por nós. Já outras músicas provavelmente nem tocariam no Brasil por aqui, ou pelo menos não em determinados programas de TV.

Pela Internet, ou durante suas viagens, saber inglês vai te possibilitar conversar com pessoas de qualquer lugar do mundo. Você já teve curiosidade de saber de um chinês como é viver na China? Ou como é a rotina de um jovem russo? Ou ouvir diretamente de um indiano como é sua vida? Esse tipo de experiência é culturalmente enriquecedora e está a seu alcance ao aprender inglês.

Estudar uma nova língua te faz correr o sério (e ótimo) risco de ficar mais inteligente. Pesquisas apontam que o aprendizado de uma nova língua pode aumentar o tamanho do seu cérebro. Além disso, aprender outra língua aumenta a sua empatia pelos outros, o que é parte decisiva na formação da inteligência emocional.

Ok, é difícil aprender?

Você aprendeu a falar sua primeira língua apenas tendo contato com outras pessoas.ensino Foram milhares de palavras e a complexa estrutura da língua portuguesa: você aprendeu tudo do nada! Agora tudo fica mais fácil com a segunda língua pois você tem uma referência a seguir.

Para quem fala português as línguas mais fáceis de aprender, em virtude da similaridade com nossa língua, seriam as de origem latina, como o espanhol, o italiano, o romeno e o francês. O inglês não tem a mesma origem mas vem logo em seguida.

O Brasil é pesadamente influenciado pela língua inglesa então é quase impossível que você não conheça alguma palavra em inglês. “shopping, self-service, sale, fitness, diet e personal trainer” são alguns exemplos. A “invasão” de termos em inglês é tão grande que não demora todos precisarem fazer curso de inglês para fazer compras no supermercado.

Quando estamos aprendendo uma nova língua é necessário focar no principal, que é “entender e ser entendido”. Preocupações com o seu sotaque, por exemplo, devem ser a última coisa em sua lista.

Como aprender?

A forma tradicional de aprender a língua é fazer um curso presencial. Existem diversas opções na maioria das cidades brasileiras. Caso não haja escola de línguas na sua cidade é possível fazer aulas pela internet. São também várias as opções nesse caso. O intercâmbio é uma ótima alternativa para quem pode arcar com os custos. Viver por um tempo em um país estrangeiro o obriga a falar a língua para “se virar”.

Graças à Internet existem diversos recursos para aprender inglês “online”. Para começar aduolingo_aprenda_de_graca aprender existem milhares de sites. Alguns dos mais famosos são o Duolingo (eles também tem aplicativo para celular), o Busuu e o Memrise. Se estiver procurando aumentar seu vocabulário uma boa escolha é conhecer uma nova palavra todos os dias (use o http://wordsmith.org/awad/). Use a técnica da repetição espaçada para memorizar definitivamente as palavras que você achar mais interessantes. Para praticar sua habilidade de reconhecer aquilo que você está ouvindo, e ainda escutar boa música, use o http://lyricstraining.com/. Para treinar sua habilidade de falar em inglês o ITalki é uma ótima escolha. E quando as coisas apertarem use a tecnologia para te ajudar:

Persista

never_failAprender uma nova língua exige muito esforço mas é recompensador. Quando você cometer um erro (e você vai cometer, serão muitos e mesmo quem já estuda há muito tempo os comete) não os encare de forma emocional, não sinta vergonha e não desista. Encare os erros de forma racional: eles apontam onde você precisa melhorar. Essencialmente quanto mais erros você cometer mais você vai aprender. Tenha foco e continue se esforçando!

Good Luck!

Publicidade

Comentários

Assine nossa newsletter!

...e ganhe um ebook gratuito! ebook_cover_180

Quer aprender mais rápido? Melhorar sua memória? Raciocinar melhor?

Receba dicas de como viver uma vida mais inteligente, ganhe acesso a nosso conteúdo exclusivo e ainda faça download gratuito de nossos ebooks! Seja bem vindo à comunidade maisinteligente :)

Pode ficar tranquilo: não compartilharemos seu email com ninguém!