Soluções Inteligentes

Coloque seu computador para trabalhar

Você deixa seu computador ligado fazendo downloads quando vai dormir? Ou não o desliga quando vai almoçar ou atender o telefone? Que tal aproveitar esse tempo “ocioso” do seu computador? Existem diversas opções e neste artigo vamos listar algumas.

Ache a cura para várias doenças. Ou pelo menos ajude.

O projeto [email protected] usa o seu computador para “dobrar proteínas”. Proteínas são componentes essenciais em muitas funções biológicas e participam de praticamente tudo o que ocorre em nossas células. Entender como elas se dobram é essencial para descobrir o que uma proteína faz e como ela funciona. Esse conhecimento pode ajudar a encontrar curas para diversas doenças, da gripe ao câncer.

“Eu quero acreditar!”

"Eu quero acreditar"
“Eu quero acreditar”

Use seu computador para procurar ETs! O instituto SETI (sigla para “Search for Extraterrestrial Intelligence” ou “busca por inteligência extraterrestre” em tradução livre para o português) existe desde 1985 e tem como missão entender a origem da vida no universo. Já o projeto [email protected] está em atividade desde 1999 e usa computadores ao redor do mundo para ajudar a identificar possíveis padrões de rádio enviados por extraterrestres.

O projeto ainda não encontrou uma fonte de sinais que pudesse ser associada a vida inteligente fora da Terra, porém há candidatos sendo observados com atenção pela equipe do projeto. Em 2004 o astrônomo e diretor do SETI, Seth Shostak, disse que espera encontrar prova de vida extraterrestre entre 2020 e 2025. Vamos aguardar!

Você pode ajudar a achar os ETs instalando o programa BOINC. Falaremos mais dele abaixo.

Ajude em diversas pesquisas científicas

O BOINC (“Berkeley Open Infrastructure For Network Computing”) é uma iniciativa da universidade deboinc Berkeley para unificar projetos de computação distribuída, como os que falamos até agora, e diversos outros. Ao instalar o programa é possível escolher quais projetos você gostaria de contribuir e quanto do tempo disponível do seu computador você vai disponibilizar para cada um deles. Entre alguns dos projetos mais interessantes estão:

  • molecularspace é um projeto que tenta descobrir novos materiais para uso em placas de captação de energia solar;
  • climateprediction trabalha para melhorar os modelos matemáticos usados em previsões do tempo;
  • [email protected]  tentar identificar pulsares (estrelas de nêutrons) usando dados de telescópios e satélites. O objetivo é captar “ondas gravitacionais” previstas por Einstein há mais de um século atrás mas nunca detectadas diretamente até hoje;
  • [email protected] é um projeto bastante popular no BOINC e similar ao [email protected] na detecção de formatos de proteínas;
  • malariacontrol é um projeto que estuda modelos de transmissão da Malária com o objetivo de definir as melhores estratégias na prevenção da doença.

Existem dezenas de outros projetos disponíveis, após escolher seus preferidos faça o download do BOINC aqui.

Ganhe dinheiro! Ok, provavelmente não muito.

Outra forma de usar o tempo livre do seu computador é “minerar” BitCoins. O BitCoin é uma moedabitcoin-logo-3d virtual que vem ganhando notoriedade desde seu lançamento em 2009. Ela funciona sem a necessidade de um “banco central” pois o controle de transações e geração de novas moedas é controlado por todos que participam da rede BitCoin. A cada dia novos estabelecimentos e sites da internet aceitam BitCoins como pagamento, porém a fatia ainda é muito pequena. Este vídeo aqui explica muito bem como a moeda funciona.

Backups

Se além de poder computacional você também tiver algum espaço sobrando em seu HD você pode utilizar ferramentas de backup como o buddybackup.com e o crashplan. Enquanto seu computador estiver “ocioso” esses softwares irão fazer backup de seus dados para o computador de seus amigos ou familiares. Em contrapartida os dados deles também virão para o seu computador, diminuindo assim a chance de que ocorra uma perda de dados.

Finalizando

Obviamente, tudo que listamos neste artigo faz uso do processador e da memória do seu computador. Ou seja, não se trata propriamente de “aproveitar tempo ocioso” de sua máquina, mas sim de aproveitar o tempo no qual você não está utilizando-o diretamente. Mas não se preocupe, sua conta de energia não vai aumentar de forma significativa pelo uso de algum desses programas.

Caso tenha alguma sugestão de uso que não listamos aqui compartilhe conosco nos comentários!

Publicidade

Comentários

Assine nossa newsletter!

...e ganhe um ebook gratuito! ebook_cover_180

NÃO SAIA DE MÃOS VAZIAS!

Baixe nosso ebook gratuito com dezenas de quebra-cabeças inteligentes!

Thank you for sending!