Otimizar

Como ler mais

Estante de Livros

O hábito da leitura está diretamente ligado a diversos benefícios como sucesso profissional, financeiro e manutenção/aumento da inteligência.  Além disso essa é uma das forma mais eficazes de adquirir conhecimento. Bill Gates, Elon Musk e Warren Buffet, por exemplo, são notórios ávidos leitores.

Porém, como conseguir tempo e motivação para criar e manter seu hábito de leitura? Segundo pesquisa do Instituto Pró-Livro (com base em dados de 2015) os leitores brasileiros compõem apenas 56% da população (aumento de 6 pontos percentuais desde a mesma pesquisa de 2011), porém esse número ainda está bem distante de outras nações (72% é a porcentagem de americanos que leram ao menos um livro em 2015 por exemplo).

Separamos algumas dicas (compiladas, entre outras fontes, de pesquisas recentes) que vão te ajudar muito a atingir suas metas de leitura:

  1.  Como já dissemos aqui se você não está gostando de um livro: largue-o. Só para ler os livros disponíveis hoje você precisaria de viver dezenas de vidas portanto não justifica gastar tempo com livros que você não está gostando;
  2.  Separe um tempo mínimo diário para leitura. Ler um pouco é melhor que não ler nada. E lendo um pouco todo dia cria-se (ou se fortalece) o hábito. Pesquisas motivacionais já mostraram que focar no processo ao invés de focar no resultado traz muito mais resultado. Isso quer dizer que ao invés de definirmos como meta “ler um capítulo por dia” o melhor é ter como meta “ler por 15
    Teste
    Faça da leitura uma atividade diária!

    minutos” (sugestão: coloque essa atividade como uma das primeiras do dia, assim você evita o risco de procrastiná-la além de ser um ótimo hábito para inserir na sua rotina matinal);

  3.  Ache os minutos escondidos. Em outras palavras, leve um livro com você sempre. Fuja de filas (isso não tem nada a ver com leitura, é só uma dica genérica, filas são frustrantes). Se você não conseguir fugir saque seu livro e comece a ler;
  4.  Diminua as distrações. Se seu desejo é ler mais, o melhor é se ajudar e limitar seu acesso a outros “sugadores” de tempo (TV e  Internet por exemplo). Se possível prefira livros físicos ou leitores de ebook que tenham conexão limitada à internet. A leitura em tablets, smartphones e computadores vai estar sempre sujeita à interrupção por notificações e pela tentação constante de navegação;
  5.  Busque boas indicações. Ao invés de ter que procurar sozinho quais livros ler o melhor é agregar recomendações. Eu mesmo tenho uma regra meio arbitrária para isso: se eu me deparo com um livro 3 vezes é hora de colocá-lo na lista. Isso inclui ouvir indicações de amigos, ver o livro em indicações na internet, ver ele ser citado em um podcast ou outro livro, etc.
  6.  Outras dicas. As dicas acima são úteis para a grande maioria das pessoas. Estas que colocamos a seguir podem não ser adequadas a todos mas ainda assim podem fazer a diferença:
    1. Assuma uma meta de leitura: existem várias redes sociais de leitura e, em algumas delas, como o GoodReads, você pode definir uma meta pessoal de leitura para o ano.
    2. Leia mais de um livro ao mesmo tempo: ler um livro de ficção e outro de não ficção por exemplo, ou mesmo dois do mesmo estilo (pode ficar tranquilo: você não se confundirá, afinal de contas hoje em dia acompanhamos várias séries de TV em paralelo não é mesmo?)
    3. Mantenha uma lista de livros pendentes de leitura: assim não perdemos tempo quando um livro acabar, já passamos ao próximo.
    4. Já pensou em escutar audiolivros? Que tal escutar um audiolivro enquanto lê o mesmo livro que escuta? Isso pode ser muito útil em vários cenários como quando se trata de um livro em língua estrangeira ou até para nos ajudar a manter um ritmo de leitura.
    5. Alternar a leitura de livros de ficção com não ficção: várias pessoas relatam que seguir essa dica as ajuda a manter o hábito de leitura de forma mais consistente.

Caso você tenha alguma dica não listada aqui ou caso já tenha testado alguma delas nos conte sua experiência nos comentários! Vamos ler mais!

  • Muito boas as dicas! Vou compartilhar! Abraço!!!

Publicidade

Comentários

Assine nossa newsletter!

...e ganhe um ebook gratuito! ebook_cover_180

NÃO SAIA DE MÃOS VAZIAS!

Baixe nosso ebook gratuito com dezenas de quebra-cabeças inteligentes!

Thank you for sending!