Curiosidades Puzzles

Charada 4 – Confusão

Continuando com as charadas (a charada anterior está aqui caso você tenha perdido) temos neste post mais uma charada visual. Todas as dicas necessárias para matar a charada estão na imagem abaixo. O objetivo é descobrir a qual outra imagem a charada se refere (usem os comentários para postar suas tentativas).

Quando alguém acertar vamos indicar isso pelos comentários.

Boa sorte!

  • Josue Gentil

    Éder Ribeiro, tudo bem? Conheci este site através do Naruhodo 096, no qual você contribuiu. O Ken Fujioka e Altay de Souza comentaram deste Desafio número 4 e hoje, na hora do almoço, li o enunciado e me dediquei a decifrá-lo.
    A princípio, paracia algo sobre genética (Professor Xavier, cromossomo X etc.), e me atrapalhei na solução. Aí mudei de direção e fui atrás do que era Malklereco. Descobri que era “ignorância” em Esperanto.
    Foi fácil deduzir que o primeiro x era bliss (igorance is bliss, a ignorância é uma benção, em inglês). Substituindo o x debaixo, temos “Charles Bliss”.
    Pesquisando, chegamos que Charles Bliss foi o criador de uma linguagem pictórica, o que nos leva ao tema da linguagem universal (que era o mesmo propósito do Esperanto). O X do meio é um símbolo da linguagem. Não consegui chegar à palavra dos 3 símbolos pelo google, mas consegui os 3 termos individuais: adjetivador mais linguagem mais vários, ou, mal traduzindo, um adjetivo para varias linguagens ou uma única linguagem global.
    A8 H8 A1 H1 são as quatro posições da Torre no Xadrez. Combinando todas as informações, chegamos à imagem a que se refere: A TORRE DE BABEL, a história bíblica de como uma lingaguem única no mundo se transformou em várias, pois Deus quis causar uma CONFUSÃO na cabeça dos homens.
    É isso!

  • Eder Ribeiro Ferreira

    Oi Josué! Tudo jóia? Primeiramente obrigado tanto por escutar o Naruhodo quanto por vir visitar o site! Em segundo lugar meus parabéns por tudo o que você descobriu do enigma 4: todo o caminho que você seguiu e descreveu está sim correto! Agora só falta a “cereja do bolo”: a resposta para o desafio é uma imagem específica. Existem ainda duas dicas no enigma que você não explorou. Ficarei no aguardo e também na torcida! Abraço!

  • Josue Gentil

    Eder, deve ser a pintura A TORRE DE BABEL de Pieter Brugel,o velho. Eu cheguei nela ontem, o contorno da torre no quadro é identico ao di seu enigma.
    Vamos ver se agora fecha!

  • Rodolfo W Faria

    Achei que o site tinha morrido, sempre vinha aqui ler as matérias e tentar ser o primeiro a resolver os puzzles. Hoje resolvi tentar mais uma vez ver se tinha algo novo e me deparei com o puzzle resolvido.
    Só pra complementar a resposta, pra quem não entendeu, está escrito em baixo da imagem P. B. “o v.” @ roterdã => Pieter Brugel,o velho no Museu de Amsterdã. Nos EUA é comum usar o @ como at, que veio do uso dos primórdio dos emails, como [email protected] ou seja, Fulano na Nike.

  • Eder Ribeiro Ferreira

    Parabéns Josué! Você solucionou a charada! Valeu por ter participado!!! Segue a imagem resposta como referência para outros leitores. Abraço! https://uploads.disquscdn.com/images/5307116353b8353269a22460d0fcaea87903451ff14839c772b638c161ab1ef9.jpg

  • Eder Ribeiro Ferreira

    Oi Rodolfo, o site não morreu não! Te recomendo assinar a newsletter para ser avisado de novos conteúdos! E valeu por postar a observação do ‘P. B. “o v.” @ roterdã’: o objetivo disso era gerar uma prova que não deixasse dúvidas de qual imagem a charada se referia.

Publicidade

Comentários

Assine nossa newsletter!

...e ganhe um ebook gratuito! ebook_cover_180

Quer aprender mais rápido? Melhorar sua memória? Raciocinar melhor?

Receba dicas de como viver uma vida mais inteligente, ganhe acesso a nosso conteúdo exclusivo e ainda faça download gratuito de nossos ebooks! Seja bem vindo à comunidade maisinteligente :)

Pode ficar tranquilo: não compartilharemos seu email com ninguém!