Curiosidades Soluções Inteligentes

A inteligência dos corvos

Corvo

O experimento

Esses corvos estão me surpreendendo, depois da menina que recebe presentes dos pássaros quando os alimenta, eu encontrei o vídeo abaixo, e ele é incrível. Trata-se de uma palestra do TED no qual Joshua Klein fala de uma experiência que ele fez com corvos. É fantástico a inteligência dos corvos. Vejam o vídeo e depois continuem lendo o post para mais detalhes sobre o experimento.

O processo

Primeiro estágio: Comida e moedas disponíveis na saída 

treinamento_de_corvos_estagio1
Treinamento de corvos – Passo 1

Nesse estágio a máquina disponibiliza alguns amendoins e uma ou duas moedas na bandeja de alimentação sempre que um corvo *sai* da máquina. Isso assegura que o dispositivo sempre tenha comida quando for visitado por um potencial corvo faminto. Isso também assegura que tanto o som da máquina e sua operação mecânica ocorram bem próximo da alimentação, acostumando o corvo com o processo. Como o barulho só ocorre quando o corvo vai embora não corremos o risco de espantar um novo corvo que venha visitar a máquina, caso fizéssemos todo esse barulho na sua chegada.

 

 

Segundo estágio: Comida e moedas disponíveis na chegada

Treinamento de corvos - Passo 2
Treinamento de corvos – Passo 2
    Aqui o funcionamento da máquina é o mesmo de antes, porém, as moedas e os amendoins são disponibilizados na chegada do corvo. Nesse momento o corvo já estará acostumado com o barulho da máquina e agora está sendo treinado para esperar sua recompensa quando chegar à máquina. Perceba que a bandeja de alimentação fica inclinada de tal forma que as moedas vão se empilhando impedindo que os amendoins ocupem a bandeja até que os corvos a limpem – um comportamento típico dos corvos é “varrer” coisas para fora de seu caminho usando seu bico, e nesse caso esse comportamento faz com que moedas caiam para o funil posicionado abaixo da bandeja. Isso vai reforçar a ideia de que quando as moedas caem no funil amendoins aparecem na bandeja.

Terceiro estágio: Moedas disponíveis na chegada, Comida disponível apenas ao cair moedas no funil

 

Treinamento de corvos - Passo 3
Treinamento de corvos – Passo 3
    Essa é a parte mais arriscada do treinamento. Nesse ponto só moedas são disponibilizadas quando o corvo chega. Entretanto, se um corvo fuçar nas moedas e fazer alguma cair no funil, amendoins serão disponibilizados. Esse estágio foi criado para solidificar na cabeça dos corvos a relação entre moedas caindo no funil e amendoins caindo na bandeja.

 

 

 

 

Quarto estágio:  Comida disponível apenas ao cair moedas no funil

Treinamento de corvos - Passo 4
Treinamento de corvos – Passo 4
    Finalmente a máquina vai começar a funcionar em seu modo padrão. Ela somente vai disponibilizar amendoins quando moedas cairem no funil. Nada mais é disponibilizado para os corvos (entretanto, no início podem haver moedas caídas no chão próximo à máquina).

 

Para saber mais

Como Joshua disse no vídeo, é possível treinar os corvos para coletar não só moedas como também componentes eletrônicos, treiná-los para limpar estádios depois de um jogo ou até fazer com que eles ajudem em operações de resgate. Em seu site há mais detalhes sobre o experimento e sobre a máquina (há um site só para ela). Lá é possível fazer o download da especificação do dispositivo de treinamento de corvos e montar o seu próprio.

Publicidade

Comentários

Assine nossa newsletter!

...e ganhe um ebook gratuito! ebook_cover_180

NÃO SAIA DE MÃOS VAZIAS!

Baixe nosso ebook gratuito com dezenas de quebra-cabeças inteligentes!

Thank you for sending!