Puzzles

Quebra-Cabeça 48 – 45 minutos

Seu primo é um ex-escoteiro fascinado por cordas. Você não vê muita graça no assunto, que ele insiste em trazer à tona sempre que vocês se encontram, até o dia em que ele te propõe um desafio. Ele te mostra dois pedaços de corda de mesmo tamanho e aparentemente idênticos. Em seguida ele explica que esses pedaços tem uma característica peculiar: se acendermos uma ponta da corda ela levará 1h para queimar por completo, porém ela o faz de forma pouco uniforme. Pode ser que metade da corda se queime em 10 minutos e a outra metade em 50, por exemplo.

Após essa explicação ele te entrega uma caixa de fósforos e te desafia a medir 45 minutos de tempo apenas usando as cordas.

É possível medir esse tempo queimando cordas tão irregulares? Como fazer?

Confira o resultado oficial no Quebra-Cabeça 49, porém, até lá, fique à vontade para discutir pelos comentários abaixo.

Para descobrir a resposta do Quebra-Cabeça 47 clique na caixa abaixo.

Resposta do Quebra-Cabeça 47

Gostou desse quebra-cabeça?

Baixe agora um ebook com dezenas de quebra-cabeças já postados aqui no site! É gratuito!

Pode ficar tranquilo: não compartilharemos seu email com ninguém!

  • Kaio Gonçalves

    Essa é legal. Dobre uma corda pela metade e queime-a completamente. Depois dobre a outra duas vezes e queime-a. Assim terá 30 min mais 15 mim. A irregularidade da corda é compensada pelo fato de queimar estando dobrada. É como uma média.

  • Rodolfo W Faria

    eu pensei em acender os dois lados de uma corda e um lado da outra corda. com isso a primeira queima em meia hora e quando esta estiver toda queimada a outra também terá queimado meia hora. Então ascendo a segunda ponta da segunda corda e esta queimará a segunda parte que sobrou na metade do tempo (30 min/2). Ou seja, a segunda corda queimou meia hora junto com a primeira e 15 minutos sozinha.

  • nilson

    A resposta não faz sentido, uma vez que no proprio problema diz q metade queima em 10 e outra metade em 50, se acendermos as duas pontas, a corda demorará a queimar 50 minutos, que o tempo q uma das metades demoraria.

  • Fernando Ishida

    A minha resposta seria colocar uma corda ao lado da outra, uma delas acendo de um lado a outra de outro, o momento em que a chama das duas colidir com o desgaste pela queima terá dado meia hora, em seguida alinho o final da corda 1 com a chama da 2, na segunda colisão terá dado 45 mins, seguindo a lógica seria possível medir 30-45-52,5-…
    Sera que está certo?

Publicidade

Comentários

Assine nossa newsletter!

...e ganhe um ebook gratuito! ebook_cover_180

Quer aprender mais rápido? Melhorar sua memória? Raciocinar melhor?

Receba dicas de como viver uma vida mais inteligente, ganhe acesso a nosso conteúdo exclusivo e ainda faça download gratuito de nossos ebooks! Seja bem vindo à comunidade maisinteligente :)

Pode ficar tranquilo: não compartilharemos seu email com ninguém!