Temos muito o que lembrar e diariamente a quantidade de informação só aumenta
Mas não se desespere, há diversas maneiras de lidar com isso.
Primeiramente é necessário saber filtrar. Não precisamos armazenar todas as informações com as quais entramos em contato. Algumas podemos esquecer, outras só precisamos saber como encontrar novamente e existem informações que precisamos mesmo guardar.
Para alguns tipos de informação existem técnicas de como memorizar com mais eficiência, porém, nesse post, vamos falar de algumas ferramentas que nos ajudam a lidar com o volume de informações sem sobrecarregar nosso cérebro.
Agendas
Hoje em dia não há como viver sem uma agenda e existem diversos programas para isso. Eu uso o Google Calendar principalmente por meu email pessoal ser Gmail e também porque meu smartphone é um Android. De qualquer forma existem outros aplicativos que cumprem muito bem o papel de uma agenda. O importante é escolher um que você goste e é interessante que ele possua tanto uma interface na web e um aplicativo para smartphone para que você possa aproveitar ao máximo.
A principal vantagem de uma agenda é organizar o nosso dia e nos lembrar de compromissos. Já se foi o tempo que eu tinha que escrever em um pedaço de papel que dia é minha consulta com o dentista. Hoje eu marco em minha agenda o compromisso e escolho quando quero ser lembrado. Pronto, não preciso mais me preocupar. Quando o compromisso estiver chegando receberei emails, alertas e meu celular vai vibrar para me avisar. Menos uma coisa para guardar na cabeça.
Lista de afazeres, “TODO Lists”
Ter uma lista de afazeres é um hábito muito bom. É possível usar nossa lista para planejar nosso dia e não esquecer de tarefas que precisamos desempenhar. Existem diversas formas de manter uma lista de tarefas mas a melhor forma é usar um aplicativo.
O Google possui um aplicativo para lista de tarefas que é simples e eficiente, o Google Tasks. Assim como disse sobre o calendário o interessante aqui é ter acesso às tarefas de qualquer lugar, portanto é importante que o software que você escolha possua uma interface web e um aplicativo para o celular.
Cérebro Externo
Essa é parte mais legal desse post e também a mais difícil de explicar. Trata-se de uma forma inteligente de guardar informações que não conseguiríamos armazenar completamente em nosso cérebro mas que não gostaríamos de perder. Notas tomadas durante aulas, receitas culinárias, letras de música, artigos interessantes, etc.
Nosso cérebro externo nada mais é que um repositório de informações que vamos criando e que nos possibilita acesso fácil e rápido quando precisamos.
Existem diversos programas que servem para isso como o OneNote da Microsoft, o Keep do Google e, meu preferido, o Evernote.
No Evernote é possível organizar suas informações usando pastas e tags. Posso ter uma pasta “Escola”, por exemplo, e lá guardar minhas anotações de cada matéria e por dia. Posso marcar as anotações com tags para indicar a qual matéria ela se aplica.
O Evernote possui um aplicativo para computador mas também está disponível na web e em smartphones. E é ai que está uma das vantagens desse tipo de software: podemos acessar nossas anotações de qualquer lugar!
Conclusão
Somos bombardeados com um volume gigante de informações a todo momento mas é também grande o leque de possibilidades de como lidar com isso. Nesse artigo falamos sobre alguns softwares que podem nos ajudar, continue acompanhando o site para mais dicas.