A torneira da vizinha
Hoje pela manhã encontrei com uma vizinha na portaria do prédio. Ela comentou comigo que estava com um problema em seu apartamento: a torneira da cozinha não estava funcionando direito, ora a torneira deixa passar água com “força” ora a torneira parece ter pouca água. Ela se mostrou decidida a reclamar com o síndico. Como estávamos com pressa a conversa parou por ai.
Após o encontro fiquei pensando em como ela chegou à conclusão que precisava reclamar com o síndico. Será que ela analisou o problema pensando em todas as hipóteses possíveis para chegar a essa conclusão ?
Árvores Sim / Não
Pensando um pouco mais a respeito do caso da vizinha me lembrei das “árvores sim/não”. Trata-se de um conjunto encadeado de perguntas cujas respostas são sempre sim ou não e que nos leva a identificar o melhor curso de ação em cada caso.
Descobri essa técnica no livro “Curso básico para resolver problemas e tomar boas decisões” de Ken Watanabe. Muitos de nós já fazemos algo parecido mentalmente, mas será que a vizinha usou uma abordagem assim ?
Assumindo que nem eu, nem ela e nem vocês são bombeiros hidráulicos seria útil montar a seguinte árvore sim/não na tentativa de resolver o problema da torneira (ok, algum de vocês pode ser um bombeiro hidráulico, se esse for o caso por favor deixe um comentário sobre como melhorar nossa árvore!) :
A árvore acima não está completa, poderia ser muito mais extensa que essa, mas serve como exemplo. No meu apartamento não está havendo problema algum e no momento não está ocorrendo graves restrições de fornecimento de água para o prédio. Concluo que minha vizinha não pensou a fundo sobre o problema e provavelmente vai incomodar o síndico à toa 🙂Para exemplificar ainda mais a técnica vamos analisar outro exemplo (esse foi tirado diretamente do livro que mencionei antes). Suponha que você use um despertador para acordar todos os dias, mas hoje acordou 50 minutos atrasado. Para entender o que aconteceu você poderia montar uma árvore como a seguinte:
Para saber mais
A técnica da “árvore sim/não” nos ajuda a racionar sobre um problema, nos dá confiança sobre a atitude a tomar em seguida e nos possibilita superar obstáculos mais eficientemente.
Resolver problemas não é tarefa fácil, é preciso atitude, conhecimento sobre o assunto e certa criatividade. Além dessas características, podemos usar técnicas e abordagens para nos auxiliar na superação desses desafios, como a que discutimos nesse artigo.
No livro do Ken Watanabe você vai encontrar mais detalhes sobre essa técnica além de outras dicas valiosas sobre como resolver problemas e tomar decisões.